GLOSSÁRIO
Criamos esse espaço, não para definir como as coisas são nomeadas, mas para explicar um pouco o modo como nomeamos nos nossos treinos e aulas os “truques” e/ou “elementos” da técnica mão a mão, e com quais critérios.
O não uso do artigo antes das palavras porto e volante são propositais. Não queremos utilizar nenhum que sugira uma universalidade, e também não queremos deixar o texto atravancado escrevendo a todo momento: o/a volante e o/a porto (ra).
-
Técnica de Mão a Mão
Uma prática realizada dentro do circo, geralmente por duplas, com as figuras: porto e volante em que cada um tem seu papel principal para realização de figuras e acrobacias em dupla.
-
Porto
Pessoa responsável por dar estrutura e lançamento para a dupla. Atua dando apoio, realizando lançamentos e recepção. Qualidades importantes: comunicação eficiente, ser de confiança, ter paciência, cuidado e apuro técnico.
-
Volante
Pessoa responsável por dar desenho e voo para a dupla. Qualidades importantes: comunicação eficiente, coragem, ter paciência, cuidado e apuro técnico.
-
Especialidades no mão a mão
Estáticos: poses e figuras que costumam demandar flexibilidade e força da dupla. durante suas sequências, a dupla não perde o contato.
Dinâmicos: exercícios de lançamento de porto - com diferentes partes do corpo - em conexão com os tempos e acrobacias de volante. Diferente dos estáticos, envolvem momentos de separação, com largadas e retomadas.
> Apesar de serem especialidades diferentes, é comum o aprendizado transitar por ambas.